Alunos dos segundos anos visitam Museu do Holocausto – Campus Pinhais

Alunos dos segundos anos visitam Museu do Holocausto

O segundo bimestre da disciplina de Língua Inglesa e Literatura II, ministrada pela professora Ms. Jeanine G. Javarez, foi dedicado à discussão sobre cultura, diversidade cultural, estereótipo e preconceito. Como parte das atividades desenvolvidas, os alunos dos segundos anos de Administração e Informática leram “The diary of a young girl”, de Anne Frank, e os temas do bimestre puderam ser discutidos também a partir dessa leitura.

Publicado pela primeira vez em 1947 pelo pai de Anne, Otto – o único sobrevivente da família Frank, “The diary of a young girl” é mundialmente conhecido e best-seller até hoje. O período de escrita do diário vai de 13 de junho de 1942 até 01 de agosto de 1944, três dias antes de as oito pessoas escondidas no Anexo Secreto serem descobertas e levadas aos campos de concentração na Polônia.

Por se tratar de um documento histórico, em que lemos o testemunho das atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial registrado por uma menina de 13 anos, o diário alcança públicos de diversas idades, causando comoção a partir da afetividade gerada no processo de leitura.

Para encerrar, então, o tema do bimestre, os alunos foram convidados a participar de uma visita ao Museu do Holocausto, em Curitiba. A visita tem o objetivo de concretizar a leitura, isto é, proporcionar que os alunos vejam em fotografias e outros artefatos históricos o que eles já leram no diário, e também de sensibilizar os estudantes para a escrita de um texto em língua inglesa sobre essa experiência – como se fosse um dia em seus diários. Assim, os objetivos das atividades propostas na disciplina vão além do meramente linguístico, proporcionando um espaço de formação humana e cidadã.