Nota de Pesar pelo incêndio no Museu Nacional – Campus Pinhais

Nota de Pesar pelo incêndio no Museu Nacional

Com imensa tristeza, o Instituto Federal do Paraná – Campus Pinhais decreta LUTO à cultura e ciência pelo incêndio ocorrido no Museu Nacional, situado no Rio de Janeiro. O campus lamenta profundamente a incalculável perda para a cultura brasileira. A mais antiga instituição de pesquisa do Brasil, o Museu Nacional, sucumbe ao fogo levando consigo uma das melhores coleções de literatura e artefatos indígenas do mundo. O fogo apaga a memória não só de um país, mas de uma civilização. Lá estavam: o mais antigo fóssil humano já encontrado no país, batizada de “Luzia”, a coleção egípcia, que começou a ser adquirida pelo imperador Dom Pedro, a coleção de arte e artefatos greco-romanos da Imperatriz Teresa Cristina, as coleções de Paleontologia que incluem o Maxakalisaurus topai, dinossauro proveniente de Minas Gerais, e muito, mas muito mais. Perdermos não só o passado, mas também futuras pesquisas. Como observou o colega Daniel Daminellli, o Google Scholar aponta 3.350 publicações acadêmicas mencionando o “Museu Nacional do Rio De Janeiro” nos último 10 anos.

O Instituto Federal do Paraná – Campus Pinhais solidariza-se com a comunidade acadêmica do Museu Nacional, disponibilizando todo o apoio necessário que possamos prestar.