Campanha Setembro Amarelo: Valorização da Vida – Campus Pinhais

Campanha Setembro Amarelo: Valorização da Vida

Com intuito de aderir à Campanha Setembro Amarelo, promovida pelo Centro de Valorização da Vida – CVV, Conselho Federal de Medicina – CFM e Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, foi realizada no IFPR campus Pinhais uma ação de valorização da vida com uma palestra destinada aos estudantes e profissionais do campus.

A palestra foi realizada no dia 20 de setembro e teve como tema “O valor da vida”, ministrada por Gustavo Viviani de Morais – Empresário, Teólogo, Membro do Conselho Escolar de Colombo, Palestrante de casais e jovens. No evento também foram distribuídas aos participantes, as fitinhas amarelas, símbolo da campanha de prevenção ao suicídio.

O evento é atividade do Projeto de Pesquisa e Extensão: “Identidades: Avaliação psicopedagógica dos estudantes do IFPR – Campus Pinhais” em que, desde agosto deste ano, estão sendo realizadas avaliações psicopedagógicas dos estudantes do campus, com o objetivo de mapear questões relacionadas à identidade dos nossos estudantes, com a percepção de si mesmo nas relações com os outros e consigo, no ambiente familiar e escolar.

O preletor abordou várias questões, levando o público a pensar sobre o valor da vida, da existência no mundo e enfatizou a importância da resiliência, que é a capacidade de se manter competente diante de situações de dificuldade, retirando delas lições fortalecedoras.

No dia 26 de setembro, será realizada também como atividade de conscientização da campanha Setembro Amarelo e evento da Semana de Ação Social do campus Pinhais, palestra com as psicólogas convidadas Lorena Veiga Jusi e Helena Cristina Vacarciuck, “Conversando sobre Suicídio”. A iniciativa tem como objetivo servir de estratégia de intervenção que aumente o conhecimento da comunidade escolar sobre saúde mental e assim reduzir fatores de risco que podem deixar a pessoa vulnerável.