Estudantes do campus Pinhais participam da primeira graduação no projeto “Jiu-JIF: projeto de iniciação ao Jiu-Jitsu” – Campus Pinhais

Na última segunda-feira (03), dezesseis estudantes e um servidor do campus Pinhais participaram da sessão de treinamento para graduação, realizado na Associação dos Servidores da Universidade Federal do Paraná (ASUFEPAR). Os estudantes foram acompanhados pelo coordenador do projeto Guilherme Gasparotto e o treino foi conduzido pelo professor, faixa preta, Cleiton Macieski em conjunto seus alunos da equipe Immortal Fight Team.

Os estudantes do projeto receberam o primeiro grau da faixa branca (após o quarto grau ocorre a troca de faixa) e alguns alunos da equipe receberam novas faixas.

“É uma experiência diferente, principalmente para aqueles que nunca vivenciaram uma arte marcial. Nossos alunos puderam treinar com pessoas diferentes e receberam seu primeiro grau. É o início de uma caminhada e esses eventos são motivadores e coroam o trabalho de meses de treinamento” (Guilherme).

Segundo o professor Guilherme, o projeto está ganhando uma proporção bastante interessante. Foi realizada uma parceria com a prefeitura de Pinhais, na qual a modalidade será ofertada dentro do programa “Escola do Esporte”, desenvolvido pela Secretaria de Esporte do município, serão ofertadas 20 vagas para adolescentes da comunidade e a prefeitura auxiliará com o empréstimo de tatames. Institucionalmente, o setor administrativo do campus está trabalhando para aquisição de kimonos e mais alguns metros de tatame. Além disso, existe a possibilidade do projeto ser contemplado com bolsas PBIS e do Programa Estudante Atleta, da Pró-Reitoria de Ensino do IFPR.

A expectativa é que em 2019, o projeto atenda quarenta adolescentes entre estudantes do campus e da comunidade e que alguns deles comecem a participar do campeonato Paranaense de Jiu-Jitsu.
Lugar de lutar também é na escola!!!! OSS!