Curso de Inglês Básico – Segunda Chamada – Campus Pinhais

Curso de Inglês Básico – Segunda Chamada

Confira abaixo a lista de sorteados para a segunda chamada e instruções para matrícula, que deverá ser realizada até o dia 29 de abril

O Centro de Línguas do Campus Pinhais – CELIF – abriu o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Inglês – Nível Básico – no IFPR Campus Pinhais, por meio do edital 09/2019.

O curso será aberto à comunidade e terá duração de 4 meses, com início no dia 16 de abril. As aulas serão no Campus Pinhais, às terças, quintas e sextas feiras à noite, e aqueles que obtiverem conceito mínimo ‘C’ e tiverem participado de pelo menos 75% das aulas terão direito a um certificado de conclusão.

A coordenadora do curso será a professora Ana Maria de Fátima Leme Tarini, que ministra aulas de inglês e português no IFPR Campus Pinhais e tem doutorado em Letras pela UNIOESTE de Cascavel. “A expectativa é de que o curso colabore na formação do estudante, possibilite o desenvolvimento do cidadão consciente e crítico, com formação científica, técnica e humana, que se comprometa com a realidade social, política e cultural.”, conforme menciona a professora no Projeto Pedagógico do Curso.

MATRÍCULAS: os candidatos sorteados para o curso deverão realizar as matrículas na secretaria do Campis Pinhais, até o dia 29 de abril, das 08h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30. Candidatos menores de 18 anos deverão comparecer com seus responsáveis legais e portar documento de identidade (RG).

Para todos os candidatos:

• a) uma fotocópia autenticada ou cópia simples mediante apresentação do original, a ser atestada por servidor público do campus, da Cédula de Identidade (RG) do candidato ou Registro Nacional de Estrangeiro do candidato, dentro da validade;
  • b) uma fotocópia autenticada da Certidão de Nascimento ou de Casamento, ou cópia simples mediante apresentação do original, a ser atestada por servidor público do Campus;
  • c) uma fotocópia simples de documento oficial que contenha o número do CPF ou comprovante de situação cadastral do CPF (obtido na página virtual www.receita.fazenda.gov.br);
  • d) uma fotocópia autenticada do Título de Eleitor (candidatos maiores de 18 anos, exceto indígenas), ou cópia simples mediante apresentação do original, a ser atestada por servidor público do Campus;
  • e) uma fotocópia autenticada do Comprovante de Quitação com o Serviço Militar (candidatos do sexo masculino, maiores de 18 anos e menores de 45 anos, exceto indígenas), ou cópia simples mediante apresentação do original, a ser atestada por servidor público do Campus;
  • f) uma fotocópia autenticada do Histórico Escolar do Ensino Fundamental Completo ou equivalente, ou cópia simples mediante apresentação do original, a ser atestada por servidor público do Campus (também poderá apresentar comprovante de nível de escolaridade superior ao exigido, como de Ensino Médio);
  • g) comprovante de residência (água, luz ou telefone);
  • h) foto 3×4 recente.

Para os candidatos cotistas, além dos documentos anteriores:

• a) Histórico Escolar comprovando que todos os anos do ensino fundamental, de acordo com os requisitos do curso, foram cursados em escola pública, para os candidatos concorrentes nas categorias C1, C2, C3, C4, C5 e C6;
  • b) declaração de renda familiar bruta (ANEXO IV), para candidatos concorrentes nas categorias C1, C2 e C3;
  • c) autodeclaração de que é de cor preta ou parda ou que pertence a grupo indígena (ANEXO V), para candidatos concorrentes nas categorias C1 e C4;
  • d) atestado ou Laudo médico para candidatos concorrentes nas categorias C2 e C5.

Os candidatos que realizaram seus estudos no exterior, exceto países integrantes do Mercosul, além dos documentos dos itens anteriores, deverão apresentar o documento de revalidação e/ou equivalência de estudo no Brasil (fotocópia acompanhada do original ou autenticada).

O candidato convocado poderá realizar a matrícula pessoalmente ou representado por outra pessoa mediante procuração particular (ANEXO VI) acompanhada da documentação exigida. A matrícula somente será deferida mediante a apresentação de toda a documentação exigida. O candidato que não apresentar toda a documentação exigida no ato da matrícula terá até três dias úteis para apresentar os documentos faltantes, do contrário perderá a vaga. Também perderá vaga o aluno que, mesmo matriculado, não tiver uma presença nos primeiros cinco dias de aula.

Chamada complementar

Lista final de sorteados