Grupo de teatro do campus Pinhais comemora 4 anos – Campus Pinhais

Grupo de teatro do campus Pinhais comemora 4 anos

No dia 26 de março de 2015, há pouco mais de quatro anos atrás, o grupo teatral Rave Theatre iniciou suas atividades no IFPR Campus Pinhais como parte do Programa Formação de Espectadores: Cultura e Cidadania na Comunidade.

Formado pela comunidade acadêmica do IFPR Pinhais, os mais de 60 jovens que já passaram pelas fileiras do grupo tiveram a oportunidade de elaborar e participar de seis apresentações: Contos Infantis, Renatal, XENO, O Morro do Pão de Ló Perneta: Lendas Daqui, #MARIANA-MG_NÃO_ESQUECEMOS e Ciência: Substantivo Feminino. O grupo não ficou restrito à escola, participou ainda de diversos festivais locais e nacionais, como o Festival de Teatro de Curitiba (FTC), de eventos acadêmicos e científicos, como o Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se2pin), além de conquistar duas premiações.

Neste ano, em torno de 25 estudantes formam a nova turma do Rave Theatre. Para comemorar os quatro anos de fundação, eles foram assistir a espetáculos do FTC na mostra Fringe, que ocorreu de 26 de março a 07 de abril. Os veteranos do Rave tiveram a oportunidade de participar da mostra como produtores estagiários, em uma parceria entre o FTC e o Campus Pinhais que já dura dois anos.

Para o professor e coordenador do projeto, Jefferson Araújo Moraes, o grupo dá aos jovens a oportunidade de “embarcarem numa odisséia artística com intuito de descobrirem a si próprios e, assim, experienciar e compreender a linguagem teatral”. Além disso, ele ressalta a importância desses espaços culturais para a formação humana e cidadã dos jovens, pois o contato deles com a linguagem teatral aprimora seu autoconhecimento e seu senso crítico sobre o mundo contemporâneo.