Nota da Direção Geral à comunidade acadêmica e externa do IFPR – Campus Pinhais

Nota da Direção Geral à comunidade acadêmica e externa do IFPR

Prezados Servidores, Discentes, Pais, Familiares e Munícipes,

No último dia 06 de Maio, tivemos uma reunião com o Magnífico Reitor do IFPR, sobre o corte orçamentário realizado em 2019. Na ocasião o Magnífico Reitor nos informou sobre sua estada em Brasília ao longo desta semana, em conversas com a Secretaria de Educação Profissional (SETEC – MEC), e com o próprio ministro, sob a situação do IFPR e de seus 26 campi.

O IFPR Campus Pinhais recebeu em 2019 o equivalente a 40% do recurso destinado as despesas fundamentais (custeio), e nenhum recurso do orçamento para investimento em equipamentos. Sem a liberação de novos recursos, garante-se o pagamento de despesas até o mês de maio (vencimento junho).

Considerando que as agendas com a SETEC e com o ministério apenas apontaram uma promessa de estudos sobre o caso, faremos duas ações na próxima semana, a saber:

1. Dia 13/05 – 10h30 min – Ato a ser realizado no Campus Pinhais, com gravação de uma mensagem da comunidade escolar aos gestores do ministério, para tal, solicitamos que os alunos estejam portando camisa preta.
  2. Dia 15/05 – Atividades escolares e Administrativas suspensas em virtude da mobilização a ser realizada por vários sindicatos, sendo livre a manifestação nos respectivos locais destinados aos eventos.
  3. Solicitamos ainda o apoio da comunidade acadêmica no sentido de reinvidicar junto aos parlamentares, (deputados federais e senadores), a recomposição do orçamento total das unidades.

Agradecendo desde já a atenção dispensada, subscrevo-me.

Prof. Celso Luiz BUIAR – Diretor Geral Pró-Tempore Campus Pinhais