Alunos de projeto de Jiu-Jitsu participam de evento de graduação de faixa – Campus Pinhais

Alunos de projeto de Jiu-Jitsu participam de evento de graduação de faixa

No dia 03 de junho foi realizada, na academia da Associação dos servidores da UFPR (Asufepar), em Curitiba, a segunda graduação para 22 estudantes participantes do projeto Jiu-JIF do IFPR – Pinhais. O evento ocorreu em conjunto com os praticantes da academia, tendo como condutores o professor Cleiton Macieski (faixa preta) e o Mestre Gustavo Wurlitzer (faixa preta).

Na ocasião, os estudantes que ingressaram no projeto em 2019 tiveram a oportunidade de receber o primeiro grau da faixa branca. Já os estudantes que fazem parte do projeto desde o ano passado receberam o segundo grau, dos quatro que são necessários para conseguir uma faixa mais avançada. Além dos estudantes, também participaram do evento os professores Guilherme Gasparotto (faixa roxa) e Cleverton Vicentini (faixa roxa), que coordenam o projeto, e o estagiário de Educação Física do campus Rodrigo do Prado (faixa azul).

O projeto

O projeto “Jiu-JIF – Iniciação ao Jiu-Jitsu” iniciou em abril de 2018. Neste ano, com o apoio da Prefeitura de Pinhais e a inclusão no programa “Escola do Esporte”, o Jiu-Jif abriu uma nova turma para adolescentes da comunidade externa. Hoje, o projeto conta com 24 adolescentes e 2 servidores praticantes.

O projeto pode ser apresentado a outros professores de educação física no último dia 29, durante o I Fórum do Esporte do IFPR, no campus Campo Largo. Na ocasião, servidores puderam compartilhar suas experiências com projetos relacionados a práticas corporais nas diversas unidades da instituição. O professor e coordenador do projeto Jiu-JIF, Guilherme Gasparotto, destaca a importância que os esportes têm na formação dos alunos: “todo esporte escolar é uma prática educativa”.

Até o final de 2019 os participantes do projeto Jiu-JIF terão a oportunidade de participar de mais uma graduação e das etapas do campeonato paranaense de Jiu Jitsu, ambas no segundo semestre.