IFPR organiza exposição “A Fauna dos Campos Gerais” – Campus Pinhais

IFPR organiza exposição “A Fauna dos Campos Gerais”

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o projeto Entre Campos: Educação e Ciência para Conservação organizou a exposição “A Fauna dos Campos Gerais”, que está aberta para visitação no Centro da Juventude de Castro-PR. A cidade é considerada um símbolo dos Campos Gerais, já que uma área significativa do Parque Nacional dos Campos Gerais está no município.

O dia 05 de junho é considerado o Dia Nacional do Meio Ambiente e busca conscientizar a comunidade nacional sobre a preservação do patrimônio natural do país. A data foi estabelecida no Brasil em 1981, após recomendação da ONU para que os países membros aderissem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que é celebrado no mesmo dia.

Exposição em diorama

A exposição é feita na forma de diorama, retratando com grande realismo a fauna presente nos Campos Gerais. Nesse tipo de apresentação, o cenário é composto de painéis fotográficos e animais taxidermizados, dando aos visitantes a oportunidade de conhecer e valorizar a biodiversidade local. Desde o último dia 3 de junho, a exposição já recebeu crianças das escolas municipais, estaduais e particulares, que se divertem e aprendem muito sobre ecologia e respeito ao meio ambiente.

O projeto

Além da montagem da exposição, faz parte da ação o treinamento de monitores que realizam as abordagens com os visitantes, expondo conhecimentos sobre a ecologia local e sensibilizando as pessoas quanto à necessidade de conservação e valorização dessa biodiversidade. Esse conjunto de ações integra o componente educacional do projeto Entre Campos, que também conta com outras três linhas: serviços ecossistêmicos, conservação da fauna e avaliação de impactos ambientais.

São parceiros dessa exposição, além do Instituto Federal do Paraná (IFPR), o Museu de História Natural Capão da Imbuia, o Parque Nacional dos Campos Gerais – ICMBio, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Instituto Neotropical: Pesquisa e Conservação (INPCON). Para conhecer mais sobre o projeto Entre Campos: Educação e Ciência para Conservação, acesse: