Portal Portal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro

Campus Pinhais

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) é uma instituição pública federal de ensino vinculada ao Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). É voltada à educação superior, básica e profissional, especializada na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino.

A Instituição foi criada em dezembro de 2008 através da Lei 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e os 38 institutos federais hoje existentes no país. Com a Lei em vigor, a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (ET-UFPR) foi transformada no IFPR, que hoje possui autonomia administrativa e pedagógica.

Cerca de seis anos após ser instituído formalmente, o IFPR possui 20 Câmpus espalhados pelo estado do Paraná e continua em expansão. O Instituto também está implantando Câmpus Avançados: unidades que prioritariamente ofertam ensino técnico, cursos de formação inicial e continuada e de Educação a Distância, atendendo as ações que integram o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Cinco unidades já estão em funcionamento e outras três estão em fase de implantação.

Dentro desse contexto, o Campus Pinhais, inaugurado em 19 de março de 2015, tem assumido o compromisso com a educação técnica, científica e tecnológica de qualidade. Além disso, ciente da expansão das fronteiras nacionais e culturais motivada pela globalização, adotou-se a proposta Trilíngue (Português, Inglês e Espanhol), vigente em todas as modalidades de ensino e de projetos.

Imagem do Jornal Informativo da Prefeitura de Pinhais mostrando 3 alunos em frente ao campus e o destaque 'Pinhais comemora a inauguração do Instituto Federal'