Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Pinhais
Início Cursos Superiores Curso Superior de Gestão da Tecnologia da Informação

Curso Superior de Gestão da Tecnologia da Informação

Características do curso

  • Grau: Tecnólogo
  • Área de Conhecimento: Informação e Comunicação
  • Modalidade: Presencial
  • Tempo de duração do curso: 3 anos
  • Turno de oferta: Noturno
  • Horário de oferta do curso: 19h00 às 20:40 e das 21:00 às 22:40
  • Carga horária total: 2240h
  • Número máximo de vagas: 40
  • Requisitos: Possuir Ensino Médio completo e ser aprovado em processo seletivo
  • Regime Letivo (Periodicidade): Semestral

Objetivo geral

O Curso Superior em Gestão Tecnologia da Informação objetiva a formação de um profissional na área de Tecnologia da Informação com sólida fundamentação em Gestão, possibilitando sua ampla inserção no mercado de trabalho, mesclando habilidades profissionais de ambas as grandes áreas.

O profissional habilitado como tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação poderá atuar em diversas áreas do mercado de trabalho, desde a realização de papéis operacionais e técnicos, até em representações de planejamento e gestão executiva. Tal profissional terá a possibilidade de trazer a seu ambiente conceitos fundamentais da Tecnologia da Informação, objetivando a coleta, o armazenamento, a recuperação e a distribuição de dados e informações de maneira correta e íntegra para o objetivo maior de atingir eficiência gerencial nas organizações. Por fim, poderá ainda ser o responsável por todo o processo gerencial, incluindo o planejamento, o controle, a comunicação e a tomada de decisão.

Para a formação do Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação serão abordados e aplicados cenários e metodologias que propiciem uma formação abrangente deste profissional, através da exposição do mesmo a cenários e ambientes organizacionais aliada à teoria e à prática.

O Curso Superior em Gestão da Tecnologia da Informação proporcionará o estudo de aspectos sociotécnicos e econômicos de Tecnologia da Informação, desenvolvendo perfis acadêmicos e técnicos capazes de aperfeiçoar e inovar em soluções que utilizem como arcabouço o suporte computacional e sistemático, e que respeitem a amplitude de características de cada empresa, associação, órgão do governo, entidade pública, privada e do terceiro setor. Dessa forma, o profissional egresso do curso, apropriando-se da Tecnologia da Informação, terá habilidades para gerar diretrizes políticas para avaliação e gestão de relações sociais e econômicas.

Ainda, como formações complementares, buscar-se-á um perfil de egresso considerando a pesquisa aplicada, fornecendo formação que permita ao profissional investigar e atuar na gestão e modelagem de processos de projetos e de negócios relacionados a Tecnologia da Informação e Sistemas de Informação, além de atuar como consultor em ambas as áreas de Tecnologia da Informação e de Gestão, articulando parcerias e colaborações entre organizações.

O curso também possui como objetivo a formação de um profissional e cidadão ativo em seu meio, que observe as mudanças ambientais e tecnológicas, e que seja capaz de propor melhorias e inovações no cenário no qual está inserido, sempre resguardando os princípios éticos, sociais, culturais, políticos e econômicos que perpassam sua atuação profissional.

Objetivos específicos

  • Formar um profissional de nível superior capaz de pensar, planejar, executar, dirigir, supervisionar e controlar a qualidade dos produtos ou serviços relativos à Gestão da Tecnologia da Informação;
  • Promover a articulação do quadripé ensino, pesquisa, extensão e inovação, por intermédio do exercício da pesquisa e desenvolvimento como princípio pedagógico;
  • Consolidar e aprofundar os conhecimentos do currículo de formação profissional, possibilitando imediata inserção no mercado de trabalho, verticalização dos estudos e transformação social e tecnológica de ambientes;
  • Fomentar o desenvolvimento pessoal e social do estudante, por intermédio da formação ética e cidadã e do desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

Projeto Pedagógico de Curso

Coordenador do Curso

Topo