Campus Pinhais é vencedor do prêmio SESI ODS 2019 – Campus Pinhais

Campus Pinhais é vencedor do prêmio SESI ODS 2019

O IFPR Campus Pinhais foi o grande vencedor do prêmio SESI ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2019 na categoria “Instituição de Ensino Superior”, com o projeto ENTRE CAMPOS: EDUCAÇÃO E CIÊNCIA PARA CONSERVAÇÃO. Os esforços da equipe e parceiros também foram reconhecidos pela conquista do Selo ODS 2019. O prêmio foi entregue no último dia 5 de setembro durante o Congresso Sesi ODS 2019, realizado em Curitiba, no Campus da Indústria do Sistema FIEP.

O ENTRE CAMPOS (Processo CNPq 421449/2017-9) tem como coordenador o professor do IFPR Pinhais Gledson Vigiano Bianconi, e conta també com pesquisadores colaboradores dos campi Pinhais e Curitiba do IFPR. Várias instituições, direta ou indiretamente, também participam do Projeto, entre elas: Instituto Neotropical: Pesquisa e Conservação, Parque Nacional dos Campos Gerais – ICMBio, UEM, PUCPR, Museu de História Natural Capão da Imbuia, Embrapa Florestas, Parque Histórico de Carambeí e Prefeituras municipais de Castro, Carambeí e Ponta Grossa e suas Secretarias.

O Projeto

O ENTRE CAMPOS é uma colaboração efetiva no sentido de superar os principais desafios em pesquisa, educação e manejo do Parque Nacional dos Campos Gerais (municípios de Ponta Grossa, Castro e Carambeí). “O projeto visa a valorização de uma importante unidade de conservação nacional em todas as esferas da vida social: política, econômica, cultural, pública e privada”, comenta Bianconi. A proposta é dividida em quatro componentes ou eixos temáticos: (1) EDUCAÇÃO, (2) CONSERVAÇÃO DA FAUNA, (3) AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS e (4) SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS, que trabalhados juntos visam: (i) fortalecer a inserção de uma importante unidade de conservação federal no desenvolvimento regional, (ii) a conservação da natureza e (iii) a valorização da sociobiodiversidade no PARNA dos Campos Gerais e entorno (saiba mais).

A Premiação

O Prêmio Sesi ODS 2019 e o Selo ODS 2019 visam reconhecer e divulgar práticas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) realizadas por organizações do Estado do Paraná. Os ODS são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Campus Pinhais tem histórico no Prêmio

O Campus Pinhais também foi finalista do Prêmio Sesi ODS 2017 e ganhador dos selos ODS 4 – Educação de Qualidade, representado pelo projeto de extensão “Morada dos Saberes: repensando educação, ambiente e sociedade” e ODS 15 – Vida Terrestre, representado pelo projeto de pesquisa “Mamíferos e óleos essenciais de frutos: uma ferramenta para restauração florestal”.

Sobre o Prêmio SESI ODS:

Curta a página do Projeto ENTRE CAMPOS e acompanhe suas publicações: www.facebook.com/ProjetoEntreCampos/

Visite: www.institutoneotropical.org/entrecampos