Início Notícias Campus Pinhais Publica Edital do PRASE em nova modalidade de auxílio de Assistência Estudantil

Foi publicado ontem, 26 de outubro de 2021, o Edital nº 106/2021 – Campus Pinhais, que regulamenta a seleção de estudantes aptos a receberem auxílio a situações emergenciais. Esse auxílio é ação do Programa de Auxílio a Situações Emergenciais (PRASE), que neste 2º semestre de 2021 assume formato diferente, visando atender estudantes que estejam em situação de vulnerabilidade temporária e/ou eventual.

O IFPR entende vulnerabilidade temporária e/ou eventual como ocasiões em que o discente ou sua família estejam momentaneamente impossibilitados de lidar com o enfrentamento de situações específicas, atípicas e inesperadas, cuja ocorrência venha a prejudicar a permanência e o êxito no percurso acadêmico. São situações como:

– Ausência ou dificuldade momentânea de custeio de alimentação;
– Ausência ou dificuldade momentânea de custeio de moradia;
– Ruptura de vínculos familiares que dificultem momentaneamente o acesso à educação;
– Situações de ameaça momentânea à vida própria ou de seus familiares;
– Situações emergenciais de tratamento de saúde;
– Problemas de saúde de difícil atendimento ou atendimento inexistente pelo Sistema Único de Saúde (SUS);
– Perda recente do responsável pelo provimento da renda familiar;
– Situação de desemprego recente do estudante ou familiar provedor principal da família;
– Situação recente de doença grave do estudante ou familiar provedor principal da família;
– Situação recente de risco social, devidamente comprovada.

O Campus Pinhais dispõe de R$ 1.256,23 (mil duzentos e cinquenta e seis reais e vinte e três centavos) para execução do PRASE ainda neste ano de 2021, podendo ser repassado aos estudantes auxílio limitado ao teto mensal de R$ 314,05 (trezentos e quatorze reais e cinco centavos).

As inscrições serão feitas pelo e-mail, com envio inicial do  Requerimento de Auxílio Emergencial (ANEXO I) para pedagogico.pinhais@ifpr.edu.br, em fluxo contínuo até 1º de dezembro de 2021, sendo os pedidos atendidos por ordem de inscrição. Após análise preliminar da situação, será enviado ao estudante a listagem de documentos para comprovação da situação de vulnerabilidade. Para entender o processo, a leitura integral e atenciosa do Edital 106/2021 – Campus Pinhais é fundamental. Os mediadores pedagógicos de turma também poderão ser contatados a fim de orientações iniciais.

– – – –

Atualizado em 17 de novembro de 2021

Acesse aqui o Resultado Preliminar, dos 3 primeiros requerimentos , publicizado pelo EDITAL N° 107, DE 08 DE NOVEMBRO DE 2021. Prazo para recursos é até 10 de novembro de 2021.

Acesse aqui o Resultado Final dos 3 primeiros requerimentos, publicizado pelo EDITAL N°108, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2021.

Acesse aqui o Resultado Preliminar, do 4º requetimento , publicizado pelo EDITAL N°109, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2021. Prazo para recursos é até 16 de novembro de 2021.

Acesse aqui o Resultado Final, do 4º requetimento , publicizado pelo EDITAL N°110, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2021.