Comunicado Direção de Ensino: Prorrogação da Suspensão das Aulas e Atividades Remotas Complementares – Campus Pinhais

A crise da Covid-19 levou o IFPR a suspensão das atividades acadêmicas (leia aqui).
Reconhecemos que a saúde deve vir sempre em primeiro lugar e que este é um momento determinante. A História está cheia de exemplos de que, após uma crise, a humanidade sai mais fortalecida. A maneira como todos nós vamos enfrentar a criseatual, colaborando individual e coletivamente, é o que vai definir seus rumos.
Por recomendação dos órgãos competentes, e como medida responsável de prevenção, o IFPR Campus Pinhais informa que seus servidores permanecem trabalhando em home office e continuam à disposição para atendê-los da melhor forma. Assim, seguimos juntos para superar essa fase.

Informamos que o Grupo de Trabalho do IFPR,  que trabalha nas decisões coletivas de interesse da instituição e da comunidade acadêmica, assim como a Reitoria do IFPR, divulgaram o informe sobre a continuidade da Suspensão das Atividades Acadêmicas no âmbito do IFPR. As aulas e atividades de ensino ficam suspensas até o dia 30/04/2020, isto é, permanece a suspensão do Calendário Acadêmico.

O ensino remoto será opcional

Na Resolução nº 04, de 30/03/2020, tivemos ciência das recomendações do Grupo de Trabalho responsável por propor atividades pedagógicas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação e da Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do vírus COVID-19 do IFPR, contudo, é importante frisar o art. 2° da normativa:

“Comunicar que atividades remotas complementares ao ensino poderão ser propostas pelos professores e técnicos, mas não poderão ser consideradas como aulas e nem poderão ser contabilizadas como carga horária e dias letivos efetivados. Neste sentido, será preservada a qualidade das atividades pedagógicas, garantindo todos os direitos de nossos alunos e servidores, compreendendo a situação de cada indivíduo da comunidade acadêmica em relação à vulnerabilidade socioeconômica e condição de saúde para o desempenho das atividades.”

Acreditamos na importância da interação presencial para a formação integral, por isso, a adesão ao ensino remoto será opcional. Faremos a reposição, de forma presencial, dos conteúdos que forem ministrados durante o período de quarentena, em calendário que será divulgado pelo IFPR, seguindo determinações dos órgãos competentes – Ministério da Educação (MEC) e no âmbito do IFPR pela Pró-reitora de Ensino (PROENS).

Sabemos que este modelo de ensino, virtual e remoto, será desafiador para as famílias, da mesma forma será para a escola e para os nossos professores. Mais do que nunca, precisaremos de união entre família e escola para que possamos vencer esse desafio. O nosso compromisso é o de prestar apoio incondicional, por meio dos nossos professores, equipes pedagógicas e administrativas, que já estão trabalhando sem medir esforços para o sucesso dessa nova modalidade (opcional) de ensino.

Entendemos que neste momento é importante que os estudantes consigam estabelecer uma rotina saudável, dedicando tempo para o lazer e o autocuidado em seus lares e, também, aproveitem o tempo para manter atividades que os estimulem mentalmente, como retomar atividades diversas de seu interesse, bem como finalizar trabalhos, ler, assistir filmes, séries, entre outros.

Como será o calendário da escola deste ano

Queremos tranquilizá-los em relação à continuidade das aulas após este período de recesso. Tão logo saibamos a extensão da quarentena, iremos avaliar um novo calendário escolar, no qual, se necessário, iremos propor dias letivos em sábados e/ou recessos, desde já contamos com a compreensão das famílias para esse esforço conjunto.

Importante ainda frisar que a reposição se dará obedecendo as diretrizes legais provenientes do MEC e da PROENS. Trabalharemos com dedicação para, assim que possível, sugerir o melhor calendário letivo para os nossos estudantes. Como sempre, estamos abertos a sugestões por meio dos nossos canais de contato, com o intuito de acolher os anseios das famílias.

Contamos com a compreensão e apoio de todos!

Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Pinhais