Bacharelado em Ciência da Computação – Campus Pinhais
Institucional Nossos cursos Cursos Superiores Bacharelado em Ciência da Computação

Bacharelado em Ciência da Computação

Atualizado em

O Curso

Grau: Bacharelado
Área de Conhecimento: Informação e Comunicação
Modalidade: Presencial
Tempo de duração do curso: 4 anos
Turno/Horário de oferta: vespertino, das 15:00 às 20:20:00
Carga horária total: 3580h/a
Número de vagas anuais: 35
Requisitos: Ensino Médio completo e aprovação em processo seletivo

O Curso Superior em Ciência da Computação (CSCC), o Instituto Federal do Paraná – Câmpus Pinhais oferece a oportunidade de qualificação necessária para formar profissionais para atuarem nas mais diversificadas áreas da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), mas também permitindo o inter-relacionamento entre os cursos de TIC, resultando em uma formação geral.

Possibilita gerar mão de obra qualificada para as necessidades regionais, formando profissionais para atuarem nos mais diversos ramos da TIC, que sejam: desenvolvimento de sistemas, engenharia de software, redes de computadores, desenvolvimento de sistemas embarcados, aplicação de sistemas inteligentes, estruturação e criação de banco de dados. Os itens anteriormente elencados não são caracterizados como necessidade exclusiva da economia local, mas sim, para a região como um todo.

Objetivo Geral

O objetivo geral do curso Superior em Ciência da Computação do Câmpus Pinhais / IFPR é a formação integral de novos cientistas e profissionais da Computação, de modo que tenham conhecimento técnico e científico que os tornem capazes de aplicar esses conhecimentos, de forma inovadora e transformadora, nas diferentes áreas de conhecimento da Computação, e para que sejam capazes de se adaptar às constantes mudanças tecnológicas e sociais.

O egresso poderá atuar nas seguintes áreas: desenvolvimento de sistemas, engenharia de software, redes de computadores, desenvolvimento de sistemas embarcados, aplicação de sistemas inteligentes, estruturação e criação de banco de dados.

Objetivos Específicos

• Proporcionar ao aluno o domínio dos fundamentos e das tecnologias da Computação, capacitando-o a solucionar problemas na atividade-fim da Informática;
  • Formar profissionais para atuarem no projeto e desenvolvimento de software e/ou sistemas computacionais complexos, visando a suprir as necessidades de ambientes comerciais, industriais e científicos;
  • Desenvolver no aluno a capacidade de abstração, raciocínio lógico e a habilidade para aplicação de métodos científicos, permitindo que o aluno possa realizar suas pesquisas, promovendo a evolução científico-tecnológica da área de Ciência da Computação;
  • Formar cidadãos com a capacidade de aplicar seus conhecimentos de forma independente e inovadora, respeitando princípios éticos e de acordo com uma visão crítica de sua atuação profissional na sociedade.

Coordenação do curso

Marcos Aurélio Pchek Laureano

Coordenador do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação / Docente – Informática

sup.cc.pinhais@ifpr.edu.br

Currículo

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.