Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Pinhais
Início Institucional Seção de Estágios e Relações Comunitárias

Seção de Estágios e Relações Comunitárias

Estágio

Conforme a Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008, o estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

Para o IFPR, o estágio é uma forma significativa do estudante desenvolver uma atividade que proporciona a aplicação de conhecimentos teóricos adquiridos no Instituto e que permite a aquisição de novos conhecimentos por meio da vivência de situações próximas da realidade profissional. Ainda, possibilita uma formação humana diferenciada pelo contato direto com a comunidade, com o ambiente de trabalho, no que se refere à constituição de valores e ao estabelecimento de posturas e atitudes saudáveis, salutares e num modelo de educação exemplar.

A SEÇÃO DE ESTÁGIOS E RELAÇÕES COMUNITÁRIAS

A Seção de Estágios atua como um elo entre aluno e empresa, assessorando os estudantes e empresas em todo o processo. Mantém contato com as Organizações e Agentes de Integração para verificar e divulgar oportunidades de estágio. Visa a realização de estágios obrigatórios e não obrigatórios de acordo com a demanda dos alunos do IFPR Campus Cascavel.

Chefe da Seção de Estágios e Relações Comunitárias: Gabriel Henrique Knüpfer

E-mail de contato

Telefone de contato

  • (41) 3375-4975

Horário de Funcionamento

  • Segunda a sexta-feira: das 08h às 11h30 e das 12h30 às 17h.

AGENTES DE INTEGRAÇÃO

Os Agentes de Integração atuam como mediadores entre Instituição de Ensino, Empresa e Estudante. Realizam o cadastro de alunos interessados em vagas de estágio. Os Agentes também divulgam oportunidade de estágio anunciada pelas empresas conveniadas e executam o procedimento documental quando da efetivação do estágio por seu intermédio.

CIEE-PR – Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná

Site: www.cieepr.org.br


Contato: (41) 3313-4300


Orientação

Após efetuado o cadastro e obtendo a vaga, o aluno receberá os formulários (4 vias) devendo providenciar todas as assinaturas necessárias, quais sejam: sua assinatura, da Unidade Concedente de Estágio, e por último a assinatura da Unidade Orientadora de Estágios/ Seção de Estágios e Relações Comunitárias. Somente após isto o aluno deverá devolver 1 via ao CIEE, 1 via para a empresa e 1 via para sua posse, ficando a via da Instituição de Ensino com a Seção de Estágios e Relações Comunitárias/Campus Pinhais.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Em se tratando que o estágio, Obrigatório e Não Obrigatório, é uma atividade de ensino, o mesmo fica sujeito às normativas e pareceres da Pró-Reitoria de Ensino no que tange este momento de pandemia, conforme consta no documento: PORTARIA Nº 21, DE 19 DE MAIO DE 2020.  Normatizar os procedimentos internos para a proposição e desenvolvimento de atividades de estágio e afins, nos cursos técnicos de nível médio e cursos de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR).

É possível a realização do estágio ou assinatura de aditivos de estágio neste período de pandemia com as seguintes condições:

1) A documentação pode ser Assinada de forma Híbrida ou por assinatura digital:

a) Os interessados começam a troca de email e as anuências e assinaturas são em resposta às correspondências eletrônicas;

b) Todas as documentações desta página da seção de estágio referentes ao processo de estágio devem ser preenchidas, assinadas e digitalizadas (ou assinadas digitalmente);

c) Isto feito, um e-mail deve ser enviado para a seção de estágios (gabriel.knupfer@ifpr.edu.br) com cópias para o orientador, o coordenador do curso e também para o supervisor na unidade concedente ou setor responsável;

d) Se o estágio for intermediado por agência de integração, essa deve ser posta na lista de emails e participar das ações de assinatura conforme estabelecido acima;

e) Estes por sua vez procedem as assinaturas da mesma forma (item b) e respondem ao email com as devidas documentações em anexo.

2) As partes interessadas (Estagiário, Representante Legal, Unidade concedente, Agência de Integração) assinam ainda um Termo de Anuência dos Riscos da COVID-19 e de compromisso que tomarão todas as medidas para evitar tal contaminação e exposição desnecessária.

Documentos dos estudantes

Os documentos a seguir são para estudantes IFPR em estágio obrigatório ou não obrigatório, bem como estudantes externos em estágio obrigatório no IFPR.

Termo de Anuência durante o RDE (uso obrigatório durante o RDE)

Termo de compromisso e Plano de estágio para estudantes IFPR

Termo de compromisso e Plano de estágio para estudante externo

Aditivo ao Termo de Compromisso de Estágio

Rescisão do Termo de Compromisso de Estágio

Relatório parcial de estágio

Relatório final de estágio

Equivalência de estágio para estudante IFPR

Seguro obrigatório

Os estudantes IFPR em estágio obrigatório e os estudantes externos em estágio não obrigatório no IFPR estão segurados contra acidentes pessoais por meio de apólice de seguro firmada com o IFPR.

Topo