Quarentena Literária: confira as ações do Clube de Leitura para as próximas semanas – Campus Pinhais

Em casa há mais de cinco meses, a frase de Mason Cooley, aforista americano, não podia ser mais adequada: “Reading gives us someplace to go when we have to stay where we are”, ou seja, a leitura nos dá algum lugar para ir quando temos que ficar onde estamos. Pensando nisso, o Clube de Leitura, coordenado pelos professores Jeanine Geraldo Javarez e José Aparício da Silva, tem buscado formas de envolver a comunidade em atividades que promovam a leitura e, mais recentemente, a escrita de textos literários de forma remota. Assim, o jornal “O Clube”, criado em 2018, pelo bolsista Maycon Felipe dos Santos de Moraes, quartanista do curso de Informática, passou para o meio digital graças à professora Bárbara Elisa Marques, mais nova integrante do Clube.

O jornal colaborativo conta com algumas novidades, como a seção de entrevistas e a publicação contínua de textos enviados pelos estudantes do campus na seção Literando, já existente na versão impressa do periódico. Pensando, então, no incentivo à escrita literária, a coordenadora do projeto vai ofertar uma série de oficinas que têm por objetivo abordar brevemente os aspectos formais de três gêneros literários – conto, poesia e crônica -, apresentando algumas técnicas de escrita para os participantes.

As oficinas ocorrerão por meio da plataforma Discord, com link de acesso enviado diretamente para os inscritos via WhatsApp, nos dias 03/09, 17/09 e 01/10, às 14h. Os participantes poderão compartilhar seus textos e trocar ideias sobre suas produções escritas, as quais poderão, posteriormente e com a anuência de seus respectivos autores, ser publicados na coluna Literando do jornal. As inscrições podem ser feitas no link: https://forms.gle/y57ZHLebZVheTTDc9 preferencialmente até um dia antes das oficinas.

Outra ação que estará povoando a Internet nessas próximas semanas de isolamento social é a série de lives da professora Bárbara no YouTube sobre os livros que cairão no vestibular da UFPR 2020/2021. A primeira live, sobre “O Uraguai”, de Basílio da Gama, ocorreu na última quinta-feira, dia 26/08. Além de incentivar a leitura, essas aulas auxiliam os alunos do último ano do ensino médio a se preparar para a prova do vestibular. Não é necessário se inscrever, basta acessar o link publicado nos perfis do Clube de Leitura no Facebook e no Instagram um dia antes do evento.

Por falar em perfis do Clube, não quer perder mais nenhuma ação do projeto? É só seguir: Clube de Leitura IFPR-Pinhais (Facebook), @clubedeleituraifpinhais (Instagram), e o jornal oclube-ifprpinhais.blogspot.com. Tem alguma resenha, conto, crônica ou poesia e quer publicar no jornal? Basta mandar o texto no e-mail oclube.ifprpinhais@gmail.com.