Setembro Amarelo: Napne-Pinhais organiza a I Semana de Saúde Mental do campus – Campus Pinhais

Setembro Amarelo: Napne-Pinhais organiza a I Semana de Saúde Mental do campus

Apesar da importância de promover e discutir ações que atuem na prevenção em saúde mental, parece que nunca se falou tanto nesse assunto quanto nos últimos 18 meses. A sobrecarga mental e as consequentes adaptações a que tivemos de nos submeter em virtude da pandemia, como o isolamento social, o ensino remoto e o home office, fizeram com que muitos de nós adoecessem.

Por outro lado, cuidar da saúde mental requer informações seguras e profissionais habilitados. Pensando nisso, o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do campus Pinhais propôs um conjunto de atividades, com palestras e oficinas, com o objetivo de abrir espaços de diálogo, oferecer técnicas que nos auxiliem a lidar com a saúde mental e, especialmente, acolher nossos estudantes, docentes, técnicos-administrativos e comunidade externa.

A I Semana de Saúde Mental ocorrerá nos dias 21 a 23 de setembro, com programação nos três turnos. Dentre os convidados, contaremos com a presença de psicólogos de diferentes abordagens tratando sobre prevenção em saúde mental, comunicação não-violenta, e luto. Teremos ainda duas rodas de conversa, a primeira sobre como lidar com a sobrecarga emocional, escolar e familiar, com limite de 20 vagas, e a segunda sobre a influência da prática esportiva na saúde mental. Completando a programação, haverá duas oficinas: técnicas de gestão de conflitos, no dia 21/09, e “Saúde mental e prática de mindfulness”, no dia 23.

As inscrições podem ser feitas no site: https://www.even3.com.br/isdsmifpinhais2021/

Confira a programação e os horários!